FACTOS VERÍDICOS SOBRE JOSEPH SMITH: PROFETA OU CRIMINOSO?

Blogue sobre
A IGREJA DE JESUS CRISTO E DOS SANTOS DOS ÚLTIMOS DIAS
OUTRO LIVRO DE MÓRMON: 
"Ser membro da igreja Mórmon é apenas para os bons; saber que a sua doutrina é fraudulenta é apenas para os sábios."



Este blogue tem a exclusividade de apresentar o inovador e revolucionário 'OUTRO LIVRO DE MÓRMON - um outro testamento de Jesus Cristo', e ainda o 'LIVRO DE TESTE', a prova maior existente que o "testemunho do coração" apregoado polo povo Mórmon é uma fraude. Os dois livros apresentados no blogue vêm reforçar a prova já adquirida que o povo Mórmon vive numa patologia psíquica aqui designada de DEFICIÊNCIA RACIONAL MOTIVADA cujos sintomas são devidamente reconhecidos pelos profissionais da área. Renegar tal patologia remete o povo Mórmon para uma retrospetiva de criminalidade praticada por estes ao negarem os factos existentes contra a instituição que representam. Este blogue está organizado por números de páginas sequentes e caso pretenda retomar no princípio do blogue para melhor percepção e compreensão do contexto desta página e de todo o blogue, aceda ao Início do Blogue ou à numeração sequente dos Títulos do Blogue.

O presente blogue assenta no comportamento dos membros d'A igreja de Jesus Cristo e dos Santos dos Últimos Dias como prova da falsidade da sua doutrina e práticas religiosas, e refere-se única e exclusivamente aos seus membros no interior do seu habitat religioso e não fora deste, aqui ficando desde já salvaguardado o cidadão sud (mórmon) contra qualquer outra interpretação fora deste contexto, sendo falsa e desalienada com o objetivo e teor do blogue outra interpretação que lhe atribuam. O seus textos apenas têm o objetivo de informar abrindo horizontes conscientes. Único estado de espírito com que foi criado.



OUTRO LIVRO DE MÓRMON

"Porque, aquele que é indiferente às profecias de seu profeta para sustentar seu testemunho, se este é verdadeiro ou falso, e ainda assim aclama seu profeta de verdadeiro, não sabendo esse homem quanto à honra das profecias de seu profeta, eis que esse mesmo homem não é um santo; mas um salteador. Se, porém, indiferente não for, mas por via mais agravada, saber que seu profeta haja falhado uma só profecia, tendo seu profeta falado em nome de nosso Deus, e ainda assim esse mesmo homem seguir a seu falso profeta, eis que este não será não, um salteador; mas um diabo. Vós sois firmes a testificar que o Santo Espírito vos confirma a verdade sobre todas as coisas; pois mui bem, por ora vos firmo: não é esse mesmo Espírito Santo claro e breve a declarar que profeta que é de Deus não falha profecia? Ou porventura credes em profeta mentiroso que falha profecia? Pois se credes, sabei de antemão que estais apartados de Cristo, e que nenhuma paz vos será reconhecida; nem neste mundo, nem no mundo que se está por advir; amém."





A VIOLÊNCIA DE JOSEPH SMITH







Texto extraído e adaptado de www.investigacoessud.blogspot.com


Enquanto muitos aceitam como verdade única apenas o que a igreja sud decide publicar, muitos pesquisadores, com acesso à documentos exclusivos, tem descoberto facetas interessantes da história e dos personagens envolvidos. Um deles, e sem dúvida, o mais contundente, é Joseph Smith. Atualmente, pode-se afirmar que o profeta Mórmon era claramente propenso à violência. 

Enquanto o escritor mórmon John J. Stewart afirmou que Joseph Smith foi "talvez o mais homem mais cristão que viveu na Terra desde o próprio Jesus",  esta conclusão não é apoiada pela História de Joseph Smith: "Eu não sou 'tão cristão' como muitos supõem que eu seja. Quando um homem tenta me subjugar como se eu fosse um cavalo, sinto-me disposto a chutá-lo e jogá-lo ao chão, e então subjugá-lo." (History of the Church, vol. 5, página 335).

Ao contrário do homem gentil e de fala mansa mostrado na Legacy, Joseph Smith foi sem dúvida um profeta briguento. Ele não só gostava de lutar e provar sua força, mas às vezes ele chutava pessoas e feria a muitos. D. Michael Quinn observou-se que Smith foi um "presidente da igreja que agredia fisicamente os mórmons e não-Mórmons para insultá-los ..." (The Mormon Hierarchy: Origins of Power, 1994, pages 261-262).

Na data de 11 de março de 1843, encontramos esta passagem na História de Joseph Smith: "À noite, quando puxávamos varas, eu venci Justus A. Morse, o homem mais forte no ramo, com uma mão." (History of the Church, vol. 5, página 302). Dois dias depois foi registrado o seguinte: "Segunda-feira, 13 - Lutei com William Wall, o lutador mais experiente no ramo e eu o venci". (Ibid., 302)

Na data de 30 junho de 1843, encontramos o seguinte: "Sinto-me forte como um gigante. Eu puxei varas com outros homens ao mesmo tempo, e eu derrubei com uma mão o homem mais forte que poderia existir. Então, dois homens tentaram, mas não conseguiram me vencer..." (Ibid., p. 466). Sra. Mary Ettie V. Smith afirmou que: "o Profeta Joseph Smith, um dia, quebrou a perna do meu irmão Howard, enquanto lutavam..." (Mormonism: Its Rise, Progress, And Present Condition, page 52).

John D. Lee relatou que um dia Joseph Smith e alguns de seus homens estavam lutando. Como era "o dia do sábado", Sidney Rigdon tentou interrompê-los. Joseph Smith, no entanto, "arrastou-o para dentro do círculo [da luta], sem chapéu, rasgou o elegante casaco de púlpito de Rigdon  do colarinho até a cintura. Então ele se virou para os rapazes e disse: " 'Entrem [no círculo] meninos, e se divirtam'." (Confessions of John D. Lee, pages 76-78). 

Jedediah M. Grant, um membro da Primeira Presidência de Brigham Young, falou sobre isso: "O pastor Batista, que veio ver Joseph Smith .... o Batista estava diante dele, de braços cruzados e disse: " 'É possível que agora eu dê meu ponto de vista sobre o homem que tem conversado com o meu Salvador?'. " 'Sim', disse o profeta: 'Eu não sei, mas você decide. Você gostaria de lutar comigo?' "Isso, veja, fez o sacerdote levar uma sova e cair direito no chão, e ele se tornou um perdedor na hora. Depois que ele rodopiou algumas vezes, como um pato com um tiro na cabeça, ele concluiu que a sua religiosidade tinha sido violentamente afetada... " (Journal of Discourses, vol. 3, pp. 66-67).

Embora isso possa ter parecido engraçado para o Presidente Grant, Joseph Smith tinha um temperamento violento que podia levar à violência física. Seu amigo Benjamin F. Johnson fez essa observação após a morte de Smith: "Ainda, embora tão sociável e até amigável às vezes, ele não permitiria qualquer arrogância ou liberdade indevida. Críticas, até mesmo por seus associados, raramente eram aceitáveis. Oposições despertavam o leão que existia nele de uma vez. Ele não seria suplantado por nenhum de seus amigos.... 

"Um ou outro dos seus companheiros, por mais de uma vez, e por imprudência deles, tinha sido protegido dos seus pés pela congregação.... "Ele violentamente golpeou seu irmão William...

"Enquanto estávamos com ele em um humor fraternal, social e humor, por vezes, festivo, não podíamos então perceber plenamente a grandeza e a majestade de seu chamado." (Letter by Benjamin F. Johnson to Elder George S. Gibbs, 1903, as printed in The Testimony of Joseph Smith's Best Friend, pages 4-5).

Max Parkin, um escritor mórmon, referiu-se a um processo judicial contra Joseph Smith, em que Calvin Stoddard, cunhado de Joseph, declarou: "Smith, em seguida, aproximou-se e bateu na testa dele com a mão reta - o golpe o derrubou, e então Smith repetiu o golpe quatro ou cinco vezes, com muita força - isso o deixou cego - que Smith, mais tarde foi a ele e pediu o seu perdão ... " (Conflict at Kirtland, citing from the Painesville Telegraph, June 26, 1835).

Parkin também cita Luke S. Johnson, que serviu como apóstolo no início da Igreja mórmon, dizendo que, quando um ministro insultou Joseph Smith em Kirtland, Ohio, Smith:
" 'bateu nos [dois] ouvidos dele [ao mesmo tempo] com ambas as mãos, e virando seu rosto para a porta, chutou-o para a rua", pois faltava caridade naquele homem." (Ibid., p. 268). Na História da Igreja, no ano de 1843, sabe-se de duas lutas que Joseph Smith tivera em Nauvoo: "Josias Butterfield veio à minha casa e me insultou de forma tão ultrajante que eu o chutei para fora da casa, pelo quintal, até a rua." (History of the Church, vol. 5, página 316). "Bagby me chamou de mentiroso, e pegou uma pedra para atirar em mim, isso enfureceu-me tanto que eu o segui e bati nele duas ou três vezes. Esquire Daniel H. Wells entrou  entre nós e conseguiu separar-nos .... Eu fui até o vereador Whitney ... ele aplicou uma multa, que eu paguei, e depois voltei para a reunião política". (Ibid., p. 524).

Em 13 de agosto de 1843, Joseph Smith admitiu que ele havia tentado sufocar Walter Bagby: "Eu encontrei-o, e ele usou de linguagem abusiva, pegando uma pedra para atirar em mim: eu o agarrei pelo pescoço para sufocá-lo". (Ibid., p. 531). Depois que ele se tornou presidente da Igreja Mórmon, Brigham Young, comentou: "Se vocês tivessem que lidar com o Profeta Joseph, vocês achariam que eu sou muito calmo.... Ele não suportaria o que eu tenho suportado e agiria como se fosse demolir todas as casas da cidade, e arrancar as árvores pelas suas raízes, se os homens se dirigissem à ele da mesma maneira que eles têm se dirigido à mim." (Journal of Discourses, vol. 8, p. 317-318).

Além de asfixiar, chutar as pessoas para fora das casas e da igreja, batendo-lhes na testa, nas duas orelhas, as evidências indicam que ele ameaçou a vida de algumas pessoas. Veja The Mormon Hierarchy, páginas 91-92. Dr. Quinn relatou o seguinte acontecimento em 9 de junho de 1837, que terminou na corte de Chardon: "Num incidente sobre o qual o diário pessoal de Smith e história oficial são completamente omissos, ele foi absolvido em junho de 1837 de conspirar para o assassinato do 'anti-Mórmon' Newell Grandison. O silêncio pode ser devido ao fato de que as duas testemunhas de apoio do caso de Smith, ambos  apóstolos, reconheceram que o profeta discutiu com eles a possibilidade de matar Newell.

"O apóstolo Orson Hyde testemunhou que: " 'Smith parecia muito animado e declarou que Newell deveria ser tirado do caminho, ou onde os corvos não poderia encontrá-lo. Ele disse que destruir Newell seria justificável aos olhos de Deus, e que essa era a vontade de Deus, etc'. "Hyde tentou ser útil, acrescentando que nunca tinha 'ouvido Smith usar uma linguagem similar antes'... "... O apóstolo S. Lucas Johnson reconheceu no tribunal que Smith havia dito: " 'Se Newell ou qualquer outro homem dirigisse uma multidão contra ele, deveriam ser tirados do caminho, e seria o nosso dever fazê-lo.' "No entanto, Johnson também afirmou: " 'Eu acredito que Smith é um homem de bom coração, humano'. "Querendo ou não o Juiz concordar com a avaliação, o júri absolveu Smith porque não havia provas suficientes para sustentar a acusação de conspiração para cometer assassinato." (The Mormon Hierarchy, pages 91-92).

Tensões em Kirtland levaram a um extraordinário esforço de intimidação dos líderes SUD para a justiça não-mórmon, em novembro de 1836. Setenta e um mórmons, liderados por Joseph Smith e outras autoridades em geral, assinaram um alerta de paz : "Saiam imediatamente de Kirtland." 

Uma dúzia dos que apoiavam Smith nessa causa, mais tarde uniram-se aos Danitas, em Missouri. John Whitmer era da opinião de que este evento foi o início das "combinações secretas" em Kirtland. (Ibid., p. 91). Muitos podem arguir sobre estas situações, defendendo o comportamento de Joseph como sendo apenas"uma defesa". Mas perseguir alguém por fazer ameaça, bater em um pregador por não concordar com as mesmas coisas ou chutar pessoas para fora da congregação são atitudes de um homem que foi tocado e inspirado por Deus? Interessante que estas atitudes são totalmente diferentes da forma como os como os atuais líderes mórmons agem. Por exemplo, desde outubro de 1993, a igreja excomunga estudiosos proeminentes e feministas que escreveram qualquer coisa que possa constranger a igreja. Os líderes, de facto, tomam uma posição inflexível contra aqueles que querem dizer a verdade nua e crua sobre a história da igreja e outras questões. 

Muitos estudiosos foram interrogados, e alguns foram excomungados ou desassociados da igreja. O expurgo continuou, e em Dezembro de 1994, Brent Metcalfe, editor de novas abordagens para o Livro de Mórmon, foi excomungado por questionar a autenticidade do livro de Joseph Smith.


  Joseph Smith: Um profeta de punhos firmes!  









PORQUE FUGIA TANTO JOSEPH SMITH?







Texto extraído e adaptado de www.investigacoessud.blogspot.com



Joseph Smith enfrentou problemas com a justiça do estado de Nova York. Este iniciou-se 1825, quando Joseph Smith Jr. foi contratado pelo fazendeiro Josiah Stowel, um visitante que  estava convencido que havia tesouros em suas terras. Como ele ouvira sobre a capacidade do jovem Smith em encontrar objetos perdidos, ele o contratou por 14 dólares por mês, mais estadia e alimentação. O pai de Joseph acompanhou seu filho de 19 anos nessa expedição.

A mãe de Joseph confirmou sua notoriedade como vidente e relatou como o Sr. Stowell atravessou o estado para contratá-lo: 
"Um pouco antes da casa ser terminada [1825], um homem chamado Josiah Stoal [Stowell] veio do condado de Chenango, Nova York, com a intenção de ter Joseph como assistente para a escavação de uma mina de prata [na Pennsylvania]. Ele veio por causa de Joseph, pois ouvira falar que ele possuia certos meios pelos quais ele conseguia discernir coisas invisíveis para o olho natural"[1].

H. Michael Maquardt diz que ambos os pais de Joseph o contrataram por causa de sua pedra mágica. Eles falaram que Joseph eram mais do que uma ajuda para Stowell. Joseph Sr, por várias vezes falou que Joseph fora contratado
"sob o requisito de alguém que queria assistência de seus gravetos divinos e pedras, para encontrar tesouros perdidos, possivelmente enterrados por indios ou outros".

Nessa época, Joseph tinha 19 anos e seu pai, 44 [2]

O local da busca foi em Susquehanna Valey próximo à Damascus, Nova York. Vários homens apareceram para auxiliar na busca ao tesouro, esperando compartilhar do achado.

O trabalho progredia lentamente. Nos primeiros dias, os escavadores trabalharam com vontade, antecipando suas riquezas. Mas conforme eles cavavam e não encontravam nada, começaram a desanimar. Quando Joseph disse à eles que o tesouro começara a afundar por causa de encantamentos, eles suspeitaram que ele fosse um charlatão e perceberam que ele os tinha enganado.

Porém, em março de 1826, Peter Bridgman, um vizinho de Stowel fez uma queixa oficial contra Smith, que foi preso por ser um impostor e por perturbar a paz do local. Em 20 de março, aos 20 anos, Joseph foi à julgamento em Chenango County Courthouse, no caso “People of State of New York v. Joseph Smith [Povo do Estado de Nova Yourk contra Joseph Smith]”.

Imediatamente após estas cópias aparecerem no livro No Man Knows My History, de Fawn Brodie (a partir de cópias da corte de Bainbridge), os líderes mórmons declararam que se tratava de uma falsificação para desacreditar Joseph Smith (veja o Deseret News, Church Section, May 11, 1946). O apóstolo John A. Widtsoe afirmou:

"Este alegado registro de tribunal parece ser uma tentativa literária de um inimigo para ridicularizar Joseph Smith reunindo todos os boatos que havia naquela época fazendo parecer como se ele estivesse confessando isto...inclusive não há nenhuma prova de que houve tal julgamento" [3]

Os estudiosos mórmons continuaram a negar a autenticidade desta cópia até que, em agosto de 1971, no jornal Salt Lake City Messenger, foi anunciada uma importante descoberta sobre Joseph Smith. Ela foi feita por Wesley P. Walters, e tratava-se de documentos originais com mais de 140 anos. Esses documentos, encontrados em Norwich, Nova York, provam que Joseph Smith foi preso, julgado e condenado pela justiça em Bainbridge, Nova York.

Abaixo, encontra-se o conteúdo do documento:

STATE OF NEW YORK v. JOSEPH SMITH.

"Warrant issued upon written complaint upon oath of Peter G. Bridgeman, who informed that one Joseph Smith of Bainbridge was a disorderly person and an impostor."
"Prisoner brought before Court March 20, 1826. Prisoner examined: says that he came from the town of Palmyra, and had been at the house of Josiah Stowell in Bainbridge most of the time since; had small part of time been employed by said Stowel on his farm, and going to school. That he had a certain stone which he had occasionally looked at to determine where hidden treasures in the bowels of the earth were; that he professed to tell in this manner where gold mines were a distance under ground, and had looked for Mr. Stowel several times, and had informed him where he could find these treasures, and Mr. Stowel had been engaged in digging for them. That at Palmyra he pretended to tell by looking at this stone where coined money was buried in Pennsylvania, and while at Palmyra had frequently ascertained in that way where lost property was of various kinds; that he had occasionally been in the habit of looking through this stone to find lost property for three years, but of late had pretty much given it up on account of its injuring his health, especially his eyes, making them sore; that he did not solicit business of this kind, and had always rather declined having anything to do with this business. "Josiah Stowel sworn: says that prisoner had been at his house something like five months; had been employed by him to work on farm part of time; that he pretended to have skill of telling where hidden treasures in the earth were by means of looking through a certain stone; that prisoner looked for him sometimes; once to tell him about money buried in Bend Mountain in Pennsylvania, once for gold on Monument Hill, and once for a salt spring; and that he positively knew that the prisoner could tell, and did possess the art of seeing those valuable treasures through the medium of said stone; that he found the (word illegible) at Bend and Monument Hill as prisoner represented it; that prisoner had looked through said stone for Deacon Attleton for a mine, did not exactly find it, but got a p-----(word unfinished) of ore which resembled gold, he thinks; that prisoner had told by means of this stone where a Mr. Bacon had buried money; that he and prisoner had been in search of it; that prisoner had said it was in a certain root of a stump five feet from surface of the earth, and with it would be found a tail feather; that said Stowel and prisoner thereupon commenced digging, found a tail feather, but the money was gone; that he supposed the money moved down. That prisoner did offer his services; that he never deceived him; that prisoner looked through stone and described Josiah Stowel's house and outhouses, while at Palmyra at Simpson Stowel's, correctly; that he had told about a painted tree, with a man's head painted upon it, by means of said stone. That he had been in company with prisoner digging for gold, and had the most implicit faith in prisoner's skill. "Arad Stowel sworn; says that he went to see whether prisoner could convince him that he possessed the skill he professed to have, upon which prisoner laid a book upon a white cloth, and purposed looking through another stone which was white and transparent, hold the stone to the candle, turn his head to book, and read. The deception appeared so palpable that witness went off disgusted. "McMaster sworn; says he went with Arad Stowel, and likewise came away disgusted. Prisoner pretended to him that he could discover objects at a distance by holding this white stone to the sun or candle; that prisoner rather declined looking into a hat at his dark coloured stone, as he said that it hurt his eyes."
"Jonathan Thompson says that prisoner was requested to look for a chest of money; did look, and pretended to know where it was; and prisoner, Thompson, and Yeomans went in search of it; that Smith arrived at spot first; was at night; that smith looked at hat while there, and when very dark, and told how the chest was situated. After digging several feet, struck upon something sounding like a board or plank. Prisoner would not look again, pretending that he was alarmed on account of the circumstances relating to the trunk being buried, [which], came all fresh to his mind. That the last time he looked he discovered distinctly the two Indians who buried the trunk, that a quarrel ensued between them, and that one of said Indians was killed by the other, and thrown into the hole beside the trunk, to guard it, as he supposed."
Thompson says that he believed in the prisoner's professed skill; that the board which he struck his spade upon was probably the chest, but on account of an enchantment the trunk kept settling away from them while digging; that notwithstanding they continued constantly removing the dirt, yet the trunk kept about the same distance from them. Says prisoner said that it appeared to him that salt might be found at Bainbridge, and that he is certain that prisoner can divine things by means of said stone. That as evidence of the fact prisoner looked into his hat to tell him about some money witness lost sixteen years ago, and that he described the man that witness supposed had taken it, and the disposition of the money; "And therefore the court find the defendant guilty."

Costs: Warrant, 19c. Complaint upon oath, 25 1/2c. Seven witnesses, 87 1/2c. Recognisances, 25c. Mittimus, 19c. Recognisances of witnesses, 75c. Supoena, 18c.--$2.68."

Este julgamento foi publicado, na época, na Fraser's Magazine, fev. 1873, 229 - 230.


Antes que esta descoberta fosse feita, as autoridades de Igreja disseram isto:
"Um estudo cuidadoso de todos os fatos a respeito desta  alegada confissão de Joseph Smith em um tribunal, que ele tinha usado uma pedra de vidente para achar tesouros escondidos de modo fraudulento, deve chegar à conclusão que nunca ouve tal registro e portanto, nunca aconteceu...se existisse alguma evidência de que Joseph Smith usou uma pedra de vidente para praticar fraude e engano, especialmente se tivesse feito esta confissão em um tribunal já em 1826, ou quatro anos antes do Livro de Mórmon ser impresso, e se essa confissão estivesse em um registro de tribunal, teria sido impossível  para ele ter organizado a Igreja restaurada."

Fonte: A New Witness For Christ In America, Salt Lake 
City: Vol. 1, 385-387.

      
 





O MESMO HOMEM, DOIS PROFETAS...




A "IGREJA REORGANIZADA DE JESUS CRISTO DOS SANTOS DOS ÚLTIMOS DIAS"


Texto extraído e adaptado de Visões SUD vs Visões RSUD



Para além d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (SUD), também existe uma outra entidade religiosa designada Igreja Reorganizada de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (RSUD). O objectivo desta página é demonstrar as visões de ambas. Na sua maioria os seguidores sud desconhecem a RSUD; e o contrário também. 

O Movimento dos Santos dos Últimos Dias começou em 06 de Abril de 1830 com a fundação da 'Igreja de Cristo' por Joseph Smith Jr (1805 – 1844), que tendo em conta a forte frequência religiosa daqueles tempo, logo viria a crescer rapidamente como também era apanágio doutras igrejas que tinham um forte 'markting' com o envio de missionários de tempo integral para o terreno. Durante este tempo, os membros da igreja sud mudaram diversas vezes de local de encontro e construíram dois templos, um na cidade de Kirtland, Ohio, e outro em Nauvoo, Illinois. 
Joseph Smith morreu em 1844 assassinado a tiro. Após a sua morte surgiram as duas igrejas com mais evidência. Com predominância para a sud tendo em conta o seu método missionário, menos considerado pela RSUD.



Na Igreja Reorganizada de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias quando Joseph Smith morreu, algumas pessoas acreditavam que seu filho mais velho, Joseph Smith III era o seu sucessor. Depois de grande procura para saber se Deus o queria como profeta, Joseph III aceitou guiar aquela nova Igreja, e em 06 de Abril de 1860 criou a Igreja Reorganizada. Em 1986 o bisneto de Joseph Smith e Presidente da Igreja Reorganizada naquela época, Wallace B. Smith, recebeu uma revelação na qual ele dava o sacerdócio às mulheres, e assim a Igreja se dividiu e surgiram duas Igrejas independentes.

Posteriormente com a saída de um descendente de Joseph Smith da presidência da Igreja e a mudança do nome da Igreja para Comunidade de Cristo, outros movimentos surgiram dentro da Reorganização, como a Igreja Remanescente em 2001, que acredita ainda na sucessão por linhagem sanguínea.

A Comunidade de Cristo tem cerca de 250 mil membros no mundo. A sua sede é em Independence, Missouri. Ela possui uma publicação mensal em inglês, a Saint’s Herald; e sua versão trimestral em outras línguas, que é o Arauto.
A Igreja Remanescente tem cerca de 2 mil membros no mundo. A sua sede é em Independence, Missouri, a cerca de um quarteirão da sede da Comunidade de Cristo. Ela tem uma publicação trimestral somente em inglês, a revista The Hastening Times.




Para as duas igrejas, Joseph Smith foi um profeta levantado por Deus nestes últimos dias. As duas acreditam que Joseph recebeu revelações de Deus, por isso cada uma tem a sua versão do Livro de Mórmon e do livro Doutrina & Convênios.

O nono presidente sud, David O. McKay, disse o seguinte sobre Joseph Smith: “É sobre Joseph Smith que desejo falar — não só como um grande homem, mas como um servo inspirado do Senhor. De facto, a grandeza de Joseph Smith reside na inspiração divina.”

Os sud vêem Joseph Smith desta forma, como um grande homem, apesar de 13 milhões dos seus membros não o terem conhecido pessoalmente, e acima de tudo testeficam que Joseph Smith foi um grande profeta. Mesmo sem o terem conhecido pessoalmente ou sequer terem provas dos relatos verídicos de sua vida e sua conduta. Para os sud tudo o que Joseph Smith fez foi por inspiração divina. Após o estabelecimento da igreja em 1830, segundo os sud, Joseph Smith nunca cometeu nenhum erro; alguns até foram desonestos com ele, mas Joseph nunca errou.

No início da década de 1840, Joseph Smith procurou refúgio na Maçonaria, uma outra religião, e os sud dizem que ele fez isso para se defender dos ataques que sofreu pelos anátemas do mundo. Quando ele foi preso pela última vez em 1844, os sud alegam de toda a forma que ele foi preso por perseguição religiosa e não colocam sequer a hiótese de ele ser culpado aos olhos de Deus de algum acto menos digno. Mesmo não o tendo conhecido pessoalmente. Conclusão: os sud  vêem Joseph Smith como um homem incapaz de errar ou de cometer algo contra a vida dos outros.

Outro facto interessante é como os sud vêem a aparência de Joseph Smith. Na maioria das pinturas e desenhos dele, ele aparece com aparência nórdica, com os cabelos loiros e com os olhos com uma cor bem clara. Por outro lado a Igreja RSUD vê Joseph Smith de uma forma muito mais humana que a igreja sud. A igreja faz questão de dizer que Joseph Smith era um homem com todas as suas fraquezas humanas e que sofreu como um mártir. Israel A. Smith, quarto Presidente RSUD e neto de Joseph Smith disse: “Joseph Smith foi um dos homens mais injustiçados da terra”.
Para a Igreja RSUD, Joseph Smith foi um homem que errou diversas vezes na vida, que diversas coisas que ele fez foi por desejo seu e não por vontade divina; ou seja, muitas das revelações que ele recebeu não eram vindas de Deus, mas sim de seu próprio ego, mas nem por isso ele deixava de ser um profeta. A Igreja RSUD diz que se Joseph deu a revelação da poligamia, esta teria vindo dos seus desejos e não de Deus. Mas os factos históricos contradizem veemente esta teoria.

Durante a presidência de Joseph Smith III, a Igreja RSUD fez de tudo para defender que Joseph Smith não era polígamo, surgiram folhetos das mais diversas formas defendendo a pureza sexual de Joseph, até mesmo um conselheiro de Joseph III chegou a ser excomungado da igreja por defender que Joseph foi polígamo; seu nome era R. C. Evans. Isso só mudou mais recentemente, após a morte acidental de Israel A. Smith.

Quanto ao aspecto físico, para a Igreja RSUD, Joseph Smith tinha o cabelo preto, para ela é impossível que um homem filho de uma mulher morena e que teve todos os filhos e netos morenos fosse loiro, por isso em suas publicações ele está sempre com o seu cabelo em cor preta. A Igreja ainda assume que ele era baixo e com tendência para a obesidade.



Referencias dos factos acima expostos:

1 – Discurso proferido por David O. McKay em dezembro de 1944, transcrito no livro “Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Joseph Smith”. Ano 2007.

2 – Retirado do site das Congregações Independentes RSUD.






TESTEMUNHOS EX-MÓRMONES


          








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